Confraria Gastronómica dos Velhotes

Sobre

Fundada a 9 de janeiro de 2003, a Confraria Gastronómica dos Velhotes tem por objetivo promover, preservar e divulgar os “Velhotes”, um pão meio açucarado, cujas raízes se estendem desde tempos imemoriais.

A história começou no século XIX, quando João Sousa, um padeiro empreendedor, montou uma pequena padaria em Valadares e começou a fabricar os “Velhotes”. Curiosamente, o nome e a sua origem permanecem envoltos em mistério, mas sabe-se que a esposa de João, inspirou parte da sua nomenclatura por ser natural de Braga. Após a morte de João Sousa em 1924, o seu filho mais novo continuou o legado, mantendo as tradições originais de fabrico e, com o tempo, introduzindo uma amassadeira mecânica. Em meados do séc. XX, o negócio foi adquirido por Cesário Rocha, o qual posteriormente vendeu em 1965 à AGRIPAN – Agrupamento de Industriais de Panificação de V.N. de Gaia.

A partir de 2002 até aos dias de hoje, o nosso confrade Paulo Freitas é o produtor original deste famoso doce.

No coração da receita dos “Velhotes” estão ingredientes simples mas essenciais: farinha, leite, margarina, açúcar, ovos, sal, levedura ou fermento, canela e limão.

A Confraria Gastronómica dos Velhotes não só promove a realização de eventos sociais e culturais para cumprir os seus objetivos, como participa em ações que beneficiam a comunidade.

E assim, continua a missão de manter viva a herança doceira de Valadares, partilhando com todos o sabor único e a história rica dos “Velhotes”.

Estatutos da Confraria

Conheça os nossos Estatutos de 2022